Medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus

Mantenha-se atualizado com as últimas informações sobre o surto de COVID-19, que podem ser acessadas no site da OMS e através das autoridades de saúde pública relevantes a nível nacional e local. A COVID-19 continua a afetar principalmente a população da China, embora tenham ocorrido surtos em outros países. A maioria das pessoas infectadas tem uma doença leve e se recupera, mas em outros casos pode ser mais grave. Cuide da sua saúde e proteja os outros através das seguintes medidas:

Lave as suas mãos frequentemente

Lave as suas mãos frequentemente com um anti-séptico de mãos à base de álcool ou água e sabão.

Porquê? Lavar as mãos com um anti-séptico de mãos à base de álcool ou sabão e água mata o vírus se ele estiver em suas mãos.

Adoptar medidas de higiene respiratória

Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou um lenço de papel; jogue o lenço fora imediatamente e lave as mãos com um anti-séptico de mãos à base de álcool ou água e sabão.

Porquê? Cobrir a boca e o nariz durante uma tosse ou espirro evita a propagação de germes e vírus. Se espirrar ou tossir nas suas mãos, pode contaminar os objectos ou as pessoas que toca.

Manter o distanciamento social

Mantenha pelo menos um metro de distância dos outros, especialmente daqueles que tossem, espirram e têm febre.

Porquê? Quando alguém com uma doença respiratória, como 2019-nCoV infection, coughs or sneezes, ele projeta gotículas minúsculas contendo o vírus. Se estiverem muito perto, podem inalar o vírus.
Evite tocar nos seus olhos, nariz e boca

Porquê? As mãos tocam em muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar seus olhos, nariz ou boca com suas mãos contaminadas, você pode transferir o vírus da superfície para si mesmo.
Se você tem febre, tosse e dificuldade para respirar, procure cuidados médicos cedo.

Informe o seu profissional de saúde se você viajou para uma área da China onde foi relatado 2019-nCoV, ou se você teve contato próximo com alguém que viajou da China e tem sintomas respiratórios.

Porquê? Sempre que você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois esses sintomas podem ser devidos a uma infecção respiratória ou outra condição grave. Os sintomas respiratórios com febre podem ter várias causas e, dependendo da sua história de viagem e circunstâncias pessoais, 2019-nCoV pode ser uma delas.

Mantenha-se informado e siga os conselhos dos profissionais de saúde

Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos relativos à COVID-19. Siga os conselhos do seu profissional de saúde, das autoridades sanitárias nacionais e locais relevantes ou do seu empregador sobre como se proteger a si e aos outros da COVID-19.

Porquê? As autoridades nacionais e locais terão a informação mais actualizada sobre se o VIDOC-19 está a espalhar-se na sua área. Eles estão em melhor posição para dar conselhos sobre o que as pessoas na sua área devem fazer para se protegerem.

Medidas de proteção para pessoas em áreas onde o VOC-19 está se espalhando ou que as visitaram recentemente (nos últimos 14 dias)

Siga as orientações acima.

Fique em casa se você começar a se sentir doente, mesmo para sintomas leves como dor de cabeça e rinorréia leve, até que você se recupere.

Porquê? Evitar o contacto com outras pessoas e visitas a instalações médicas permitir-lhes-á funcionar mais eficazmente e ajudará a protegê-lo a si e a outras pessoas de uma possível infecção pelo vírus VID-19 ou outros.

Se você tem febre, tosse e dificuldade para respirar, procure rapidamente aconselhamento médico, pois isso pode ser devido a uma infecção respiratória ou outra condição grave. Ligue com antecedência e informe seu provedor de saúde sobre qualquer viagem recente ou contato que você tenha tido com viajantes.

Porquê? Ligar com antecedência permitirá que o seu profissional de saúde o encaminhe rapidamente para o estabelecimento de saúde apropriado. Isto também ajudará a prevenir a propagação do vírus IDOC-19 e outros vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar