Rumores sobre o novo coronavírus (2019-nCoV)

Você pode matar o novo coronavírus em 30 segundos com um secador de mãos como os que estão nos banheiros públicos?

Não. Os secadores de mãos não matam 2019-nCoV. Para proteger contra o novo coronavírus (2019-nCoV), lave as mãos frequentemente com um gel hidroalcoólico ou água e sabão. Uma vez limpos, seque-os bem com toalhas de papel ou um secador de ar quente.

Posso reutilizar uma máscara N95? Posso lavá-la? Posso esterilizá-la com um higienizador de mãos?

Não. As máscaras, incluindo as máscaras clínicas de face plana e as máscaras filtrantes N95, não devem ser reutilizadas. Quando tiver estado em contacto próximo com uma pessoa infectada com o novo vírus corona ou outra infecção respiratória, a parte frontal da máscara que está a usar deve ser considerada contaminada. Para a remover, não toque na parte da frente da máscara. Em seguida, descarte-o devidamente e lave as mãos com um gel hidroalcoólico ou sabão e água.

O 2019-nCoV pode ser morto com uma lâmpada de desinfecção ultravioleta?

Não. As lâmpadas ultravioletas não devem ser usadas para esterilizar as mãos ou outras partes do corpo, pois a radiação ultravioleta pode causar eritema (irritação da pele).

O novo coronavírus pode ser morto pulverizando o corpo com álcool ou cloro?

Não. Pulverizar o corpo inteiro com álcool ou cloro não mata os vírus que já entraram no corpo. A pulverização destas substâncias pode danificar as roupas e as membranas mucosas (isto é, olhos, boca, etc.). Tanto o álcool como o cloro podem ser usados para desinfectar superfícies, desde que as recomendações sejam seguidas.

Há várias medidas que podem ser aplicadas para proteger contra o novo coronavírus. Comece por limpar as mãos frequentemente com um gel hidroalcoólico ou água e sabão.

É seguro receber uma carta ou pacote da China?

Sim. As pessoas que recebem pacotes da China não estão em risco de contrair o novo coronavírus. Graças a estudos anteriores, sabemos que os coronavírus não sobrevivem muito tempo em objetos como cartas e embrulhos.

Os animais podem espalhar o novo coronavírus (2019-nCoV)?

Neste momento, não há evidências de que o novo coronavírus infecte animais de estimação, como cães e gatos. No entanto, ainda é aconselhável lavar as mãos com água e sabão após manusear um destes animais para se proteger de várias bactérias comuns que podem ser transmitidas aos humanos, tais como E. coli e Salmonella.

As vacinas contra pneumonia protegem contra o novo coronavírus?

Não. As vacinas contra pneumonia, como as vacinas pneumocócica e Haemophilus influenzae tipo B (Hib), não protegem contra o novo vírus corona.

O NCoV de 2019 é tão novo e diferente que é necessário desenvolver uma vacina específica, que já está sendo trabalhada com o apoio da OMS.

Embora as vacinas contra pneumonia não sejam eficazes contra 2019-nCoV, a vacinação contra doenças respiratórias é altamente desejável para manter a boa saúde.

Deve lavar regularmente o nariz com soro fisiológico para prevenir a infecção pelo novo vírus corona?

Não. Não há provas de que esta prática proteja contra a infecção pelo novo coronavírus.

Embora algumas evidências sugiram que uma lavagem salina regular pode acelerar a recuperação de uma constipação comum, não foi demonstrado que possa prevenir infecções respiratórias.

Comer alho pode ajudar a prevenir a infecção com o novo coronavírus?

O alho é um alimento saudável que pode ter algumas propriedades antimicrobianas. No entanto, não há evidências de que o consumo de alho proteja contra o vírus que está a causar o actual surto.

É bom aplicar óleo de sésamo na pele para evitar que o novo coronavírus entre no corpo?

Não. O óleo de sésamo não mata o novo coronavírus. Existem desinfetantes químicos que, quando aplicados em superfícies, podem matá-lo, tais como alvejantes ou desinfetantes à base de cloro, alguns solventes, etanol a 75%, ácido peracético e clorofórmio.

No entanto, estes produtos têm pouca ou nenhuma eficácia contra 2019-nCoV se aplicados na pele ou debaixo do nariz, e também podem danificar a pele.

O novo coronavírus afeta apenas os idosos ou pode afetar também os mais jovens?

O novo coronavírus (2019-nCoV) pode infectar pessoas de todas as idades, embora tenha sido notado que as pessoas mais velhas e aquelas com algumas doenças (como asma, diabetes ou doenças cardíacas) têm maior probabilidade de ficar gravemente doentes quando são infectadas.

A OMS aconselha pessoas de todas as idades a tomarem medidas para se protegerem do vírus, por exemplo, através de uma boa higiene das mãos e respiratória.

Os antibióticos são eficazes na prevenção e tratamento da infecção com o novo coronavírus?

Não. Os antibióticos são eficazes contra bactérias, mas não contra vírus.

Como o novo coronavírus (2019-nCoV) é um vírus, os antibióticos não devem ser usados para prevenir ou tratar a infecção.

No entanto, se ficar infectado com este vírus e for hospitalizado, poderá receber antibióticos para que não apanhe infecções bacterianas.

Existe algum medicamento para prevenir ou tratar a infecção com o novo coronavírus?

Neste momento, nenhum medicamento específico é recomendado para prevenir ou tratar infecções com o novo coronavírus (2019-nCoV).

No entanto, é necessário um cuidado apropriado para as pessoas infectadas com este vírus para aliviar e tratar os sintomas e fornecer medidas de apoio optimizadas para aqueles com sintomas graves. Alguns tratamentos específicos estão a ser estudados e serão testados em ensaios clínicos. A OMS está ajudando a racionalizar a pesquisa e o desenvolvimento com vários parceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar